O CEAS está há mais de 20 anos utilizando uma nova maneira de ensinar
Em questão de conteúdo, vão sendo aprofundados como uma
espiral, a qual vai sempre se
ampliando. Esta é a razão pela qual os objetivos de conhecimento (língua portuguesa,
ciências da natureza e sociedade, formação pessoal e social de mundo etc) não aparecem
segmentados em cada faixa de idade.
Outro ponto importante é a educação voltada para as novas necessidades globais, em que
os aspectos ecológicos abrem uma nova consciência de mundo. Isto significa que os seres
que habitam o planeta tornam-se uma entidade que deve também ser respeitada.
Perspectiva sociointeracionista
Baseada predominantemente nos estudos de Vygotsky, Wallon e Piaget, a perspectiva
sociointeracionista não vê o biológico e o social de forma separada, mas sim, exercendo
influência mútua. Nessa dinâmica o homem age, interage e transforma a natureza, os
outros homens e a si próprio.
Com isso, vemos a criança como sujeito ativo, que pensa e interage com o meio e o
conhecimento; um ser social, histórico e agente ativo do processo de construção do
aprendizado.
E por acreditarmos na educação como ação transformadora, contextualizada e integrada à
sociedade, criamos condições para que os pequenos articulem desejos, direitos e deveres,
amplie/construa e adquira novos conhecimentos, participando efetivamente do processo de
aprendizagem. Assim, tem a oportunidade de perceber as próprias habilidades e adquirir
novas referências a partir do outro pela observação, reflexão e ação.
Mas o nosso compromisso com os pequenos não para por aí, estamos comprometidos com
a formação de cidadãos autônomos, críticos, conscientes e cooperativos. Com valores
éticos à dignidade humana, traduzidos em respeito mútuo, justiça, diálogo e
solidariedade.
Por conta disso, implícitos e permeando todo o processo educativo.
Assim, nosso currículo visa a construção da autonomia, cooperação, o enfrentamento e a
solução de problemas, a responsabilidade, a criatividade, a formação do autoconhecimento
e a comunicação em todas as formas. Sem deixar de levar em conta as características da
criança e do momento em que vivem, as interferências do meio e os conhecimentos das
diferentes áreas. Capazes de permitir a progressão entre a Educação Infantil e o Ensino
Fundamental.
E nossas atividades têm sempre caráter lúdico, dinâmico, criativo, desafiador e
interdisciplinar, pois sabemos da importância da interação social, da autonomia e
curiosidade. Portanto, os conteúdos são vistos como meio e não como fim da
aprendizagem.
E o CEAS vem adequando as ações pedagógicas à nova realidade tecnológica e cultural,
criada pelo desenvolvimento dos meios de comunicação e de processamento das
informações. Ao final do 1o segmento do Ensino Fundamental, nossos alunos terão
adquirido conteúdos necessários para enfrentar desafios, para entender, refletir e
adaptar-se às novas realidades.
Nossos alunos usam Tablet a partir de 3 anos para
suas aulas multimídias, sendo orientadas com atividades e jogos direcionados
para cada idade por meio de um professor específico.
Nossos alunos estão assegurados dentro e fora da
escola e em todo Brasil para fins de “acidentes”. Os alunos recebem uma
carteirinha escolar onde constam todas as informações
necessárias para os pais.
Acompanhados por nossa nutricionista, os alunos da
creche têm
as refeições e lanches saudáveis, zero fritura e refrigerantes. Semanalmente é
feito um
cardápio novo pela profissional e a cada 30 dias os pequenos passam por um
avaliação em
que é analisado todo o desenvolvimento.
Recebemos alunos com fraldas e fazemos ao longo do
tempo o desfralde. Sempre é enviado (via agenda), por meio de um relatório
diário, quantas trocas de fraldas foram feitas, banho, escovação, refeições,
sono etc. O pai ou responsável acompanha tudo que foi feito com seu filho.
Todos os alunos da creche têm a hora do sono após o
almoço. São levados até
suas “caminhas”, onde dormem sempre ouvindo música clássica e em meia luz. Após
esse
momento, são direcionados para as salas de aula, já uniformizados.
O significado do brincar vai além do de
se divertir. Capacita a criança a resolver
problemas, tomar decisões, explorar, negociar e expressar-se. Ou seja, ao
brincar, os
alunos não desenvolvem apenas as suas capacidades físicas, mas também
competências
emocionais e sociais. E o CEAS oferece um parque para nossos alunos da
Educação
Infantil de acordo com a faixa etária.
Além de ser palco de eventos esportivos, é também
utilizada para realização de eventos como a café literário, festividades e
outros.
Nossos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental utilizam esse espaço
também para práticas de psicomotricidade e educação física, respectivamente.
Sempre
orientadas pelo profissional adequado.
A infância atual, para muitas crianças, se faz com a
tecnologia em brincadeiras. Pouco espaço para brincar, pois a maioria são
criadas em apartamentos e com os pais cada vez menos atuantes no processo de
amadurecimento e desenvolvimento.
A psicomotricidade é um instrumento facilitador e importante nesse processo, uma
vez que, por meio de atividades corporais, trabalha-se a consciência corporal, a
afetividade, maturação e cognição.
Depois da família, a comunidade escolar é a
principal referência para o aluno em termos de constituição de valores
individuais e coletivos, padrões relacionais, aspectos culturais, afetivos e
sociais. Além disso, com o trabalho de disciplinas complementares, a escola
passa a ser vista como uma instituição que forma mais que futuros estudantes e
profissionais, mas futuros cidadãos.
Nossa escola oferece aos alunos aulas de ballet clássico, Judô e Futsal.
Disponível em nossas duas unidades. Entretanto, a
partir de 1 ano na unidade I e
na unidade II a partir de 4 meses. Ambas em horário integral, intermediário e
personalizado
de acordo com a necessidade de cada pai ou responsável.
Para que nossos pequenos tenham um maior contato com
a natureza e
aprendam com ela, temos uma hortinha especialmente para esses momentos. Levando
a
criançada durante as aulas e oferecendo um aprendizado lúdico e rico em
conhecimento.
O desenvolvimento se dá de diversas formas e por
vários meios, e um
deles é a musicalização. Por isso, aderimos no plano escolar dos pequenos essa
forma
divertida que contribui para a fala, coordenação, criatividade e muito mais.
Por entendermos que vivemos em um mundo globalizado,
apresentamos desde cedo aos pequenos os recursos digitais que eles têm, mas com
a
segurança e responsabilidade necessária. Assim, eles aprendem a se proteger,
respeitar as
opiniões e cuidar dos dados pessoais, por exemplo.
É na infância que o nosso cérebro se desenvolve de
forma rápida, assim,
sendo muito mais fácil absorver um idioma diferente do materno. Vendo isso, o
CEAS
estimula os alunos se tornarem bilíngues por oferecer o inglês como o segundo
idioma.
Com especialistas em diversas áreas do conhecimento,
nossa
equipe trabalha em conjunto para que possamos oferecer o melhor ensino e suporte
para
os pequenos.
Disponível na unidade II, nosso berçário acolhe os
bebês a partir dos 4 meses.
Dando total carinho, cuidado e ajuda aos pequeninos durante essa fase inicial do
desenvolvimento.
Não é só na coordenação motora e nos conteúdos, como
matemática e português, que as crianças precisam se desenvolver, por exemplo.
Mas
também na educação financeira. Por isso, contribuímos para que elas aprendam a
se
organizar, entender sobre valor/preço e saber a hora certa de investir com
consciência.
Por entender que o lado emocional é de importância
na vida
dos pequenos, oferecemos a educação socioemocional. Essa que vai contribuir para
que a
criança consiga se comunicar com clareza, fazer boas escolhas, resolver
conflitos, agir com
responsabilidade, autonomia e muito mais.