Proposta Pedagógica

O que significa para o aluno uma escola que trabalhe com uma proposta sociointeracionista?

Usando a proposta sociointeracionista, o CEAS faz com que a relação entre professor e aluno seja alicerçada no respeito, na afetividade, na empatia, no diálogo e, principalmente, no prazer. Tornando a pergunta do aluno sempre mais importante do que a própria resposta. O processo de como ele aprende é o que realmente importa.

É necessário que a criança tenha segurança e que possa pensar, inventar, criar, criticar e redescobrir as soluções dos seus problemas por si mesma. Tornando-a sujeito da própria ação, construtora do próprio pensar. Ao mesmo tempo que sempre interage com outros amigos, professores e com os pais.

E a proposta sociointeracionista construtivista não é um trabalho “espontaneísta”. Isto é, não significa que todas as iniciativas devem partir dos alunos e que eles podem tudo, inclusive escrever errado, fazer bagunça etc.

O aluno educado nessa proposta será um adulto crítico, criativo e capaz de dar nova direção à história. Terá autonomia intelectual, emocional e moral. E saberá escolher livremente, deliberar, viver em cooperação e ser responsável.

O CEAS está há mais de 20 anos utilizando uma nova maneira de ensinar

Em questão de conteúdo, vão sendo aprofundados como uma espiral, a qual vai sempre se ampliando. Esta é a razão pela qual os objetivos de conhecimento (língua portuguesa, ciências da natureza e sociedade, formação pessoal e social de mundo etc) não aparecem segmentados em cada faixa de idade. Outro ponto importante é a educação voltada para as novas necessidades globais, em que os aspectos ecológicos abrem uma nova consciência de mundo. Isto significa que os seres que habitam o planeta tornam-se uma entidade que deve também ser respeitada.

Perspectiva sociointeracionista

Baseada predominantemente nos estudos de Vygotsky, Wallon e Piaget, a perspectiva sociointeracionista não vê o biológico e o social de forma separada, mas sim, exercendo influência mútua. Nessa dinâmica o homem age, interage e transforma a natureza, os outros homens e a si próprio.

Com isso, vemos a criança como sujeito ativo, que pensa e interage com o meio e o conhecimento; um ser social, histórico e agente ativo do processo de construção do aprendizado.

E por acreditarmos na educação como ação transformadora, contextualizada e integrada à sociedade, criamos condições para que os pequenos articulem desejos, direitos e deveres, amplie/construa e adquira novos conhecimentos, participando efetivamente do processo de aprendizagem. Assim, tem a oportunidade de perceber as próprias habilidades e adquirir novas referências a partir do outro pela observação, reflexão e ação.

Mas o nosso compromisso com os pequenos não para por aí, estamos comprometidos com a formação de cidadãos autônomos, críticos, conscientes e cooperativos. Com valores éticos à dignidade humana, traduzidos em respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade. Por conta disso, implícitos e permeando todo o processo educativo.

Assim, nosso currículo visa a construção da autonomia, cooperação, o enfrentamento e a solução de problemas, a responsabilidade, a criatividade, a formação do autoconhecimento e a comunicação em todas as formas. Sem deixar de levar em conta as características da criança e do momento em que vivem, as interferências do meio e os conhecimentos das diferentes áreas. Capazes de permitir a progressão entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

E nossas atividades têm sempre caráter lúdico, dinâmico, criativo, desafiador e interdisciplinar, pois sabemos da importância da interação social, da autonomia e curiosidade. Portanto, os conteúdos são vistos como meio e não como fim da aprendizagem.

E o CEAS vem adequando as ações pedagógicas à nova realidade tecnológica e cultural, criada pelo desenvolvimento dos meios de comunicação e de processamento das informações. Ao final do 1o segmento do Ensino Fundamental, nossos alunos terão adquirido conteúdos necessários para enfrentar desafios, para entender, refletir e adaptar-se às novas realidades.

Diferencial

Nossos alunos usam Tablet a partir de 3 anos para suas aulas multimídias, sendo orientadas com atividades e jogos direcionados para cada idade por meio de um professor específico.

Seguro escolar

Nossos alunos estão assegurados dentro e fora da escola e em todo Brasil para fins de “acidentes”. Os alunos recebem uma carteirinha escolar onde constam todas as informações necessárias para os pais.

Alimentação saudável

Acompanhados por nossa nutricionista, os alunos da creche têm as refeições e lanches saudáveis, zero fritura e refrigerantes. Semanalmente é feito um cardápio novo pela profissional e a cada 30 dias os pequenos passam por um avaliação em que é analisado todo o desenvolvimento.

Troca e desfralde

Recebemos alunos com fraldas e fazemos ao longo do tempo o desfralde. Sempre é enviado (via agenda), por meio de um relatório diário, quantas trocas de fraldas foram feitas, banho, escovação, refeições, sono etc. O pai ou responsável acompanha tudo que foi feito com seu filho.

Soninho

Todos os alunos da creche têm a hora do sono após o almoço. São levados até suas “caminhas”, onde dormem sempre ouvindo música clássica e em meia luz. Após esse momento, são direcionados para as salas de aula, já uniformizados.

Parquinho

 O significado do brincar vai além do de se divertir. Capacita a criança a resolver problemas, tomar decisões, explorar, negociar e expressar-se. Ou seja, ao brincar, os alunos não desenvolvem apenas as suas capacidades físicas, mas também competências emocionais e sociais. E o CEAS oferece um parque para nossos alunos da Educação Infantil de acordo com a faixa etária.

Quadra poliesportiva

Além de ser palco de eventos esportivos, é também utilizada para realização de eventos como a café literário, festividades e outros. Nossos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental utilizam esse espaço também para práticas de psicomotricidade e educação física, respectivamente. Sempre orientadas pelo profissional adequado.

Psicomotricidade

A infância atual, para muitas crianças, se faz com a tecnologia em brincadeiras. Pouco espaço para brincar, pois a maioria são criadas em apartamentos e com os pais cada vez menos atuantes no processo de amadurecimento e desenvolvimento. A psicomotricidade é um instrumento facilitador e importante nesse processo, uma vez que, por meio de atividades corporais, trabalha-se a consciência corporal, a afetividade, maturação e cognição.

Aulas extrascurriculares

Depois da família, a comunidade escolar é a principal referência para o aluno em termos de constituição de valores individuais e coletivos, padrões relacionais, aspectos culturais, afetivos e sociais. Além disso, com o trabalho de disciplinas complementares, a escola passa a ser vista como uma instituição que forma mais que futuros estudantes e profissionais, mas futuros cidadãos. Nossa escola oferece aos alunos aulas de ballet clássico, Judô e Futsal.

Creche

Disponível em nossas duas unidades. Entretanto, a partir de 1 ano na unidade I e na unidade II a partir de 4 meses. Ambas em horário integral, intermediário e personalizado de acordo com a necessidade de cada pai ou responsável.

Hortinha

Para que nossos pequenos tenham um maior contato com a natureza e aprendam com ela, temos uma hortinha especialmente para esses momentos. Levando a criançada durante as aulas e oferecendo um aprendizado lúdico e rico em conhecimento.

Musicalização

O desenvolvimento se dá de diversas formas e por vários meios, e um deles é a musicalização. Por isso, aderimos no plano escolar dos pequenos essa forma divertida que contribui para a fala, coordenação, criatividade e muito mais.

Cidadania Digital

Por entendermos que vivemos em um mundo globalizado, apresentamos desde cedo aos pequenos os recursos digitais que eles têm, mas com a segurança e responsabilidade necessária. Assim, eles aprendem a se proteger, respeitar as opiniões e cuidar dos dados pessoais, por exemplo.

Aluno Bilíngue

É na infância que o nosso cérebro se desenvolve de forma rápida, assim, sendo muito mais fácil absorver um idioma diferente do materno. Vendo isso, o CEAS estimula os alunos se tornarem bilíngues por oferecer o inglês como o segundo idioma.

Equipe Multidisciplinar

Com especialistas em diversas áreas do conhecimento, nossa equipe trabalha em conjunto para que possamos oferecer o melhor ensino e suporte para os pequenos.

Berçário

Disponível na unidade II, nosso berçário acolhe os bebês a partir dos 4 meses. Dando total carinho, cuidado e ajuda aos pequeninos durante essa fase inicial do desenvolvimento.

Educação Financeira

Não é só na coordenação motora e nos conteúdos, como matemática e português, que as crianças precisam se desenvolver, por exemplo. Mas também na educação financeira. Por isso, contribuímos para que elas aprendam a se organizar, entender sobre valor/preço e saber a hora certa de investir com consciência.

Educação Socioemocional

Por entender que o lado emocional é de importância na vida dos pequenos, oferecemos a educação socioemocional. Essa que vai contribuir para que a criança consiga se comunicar com clareza, fazer boas escolhas, resolver conflitos, agir com responsabilidade, autonomia e muito mais.